Amizade

Amizade: casal em Floripa

Quando atingimos o estado amoroso, o ódio e a má vontade deixam de ter lugar em nosso coração. Sentimos uma estranha amizade por todos os seres com os quais entramos em contato. Conheça abaixo os nossos cartões virtuais com frases de amizade e amor, o envio é gratuito.

Convite:

Para os iniciantes residentes fora de São Paulo as reuniões são virtuais nas segundas feiras às 20:00.

Para os iniciantes residentes em São Paulo as reuniões são presenciais nas terças-feiras às 19:00.

Se tiver interesse, entre em contato pelo WhatsApp (11) 99327-9845

Para mais informações sobre meditação, acesse o site Instituto Gurdjieff SP ou Meditação em SP

Para mais informações sobre astrologia, acesse o site Astrologia e Amor





Amor
Sabedoria
Fotos: Robert Werner/www.guiapassaport.com.br Plínio Bordin/www.fotomundo.com.br
  Alex Uchoa/www.pbase.com/alexuchoa Akiwas/akiwas@akiwas.com.br
  Rosenildo Souza/rsmorro@gmail.com Mireia/to.mireia@gmail.com
"Direitos autorais preservados. Qualquer forma de utilização dos cartões virtuais
ou de suas fotografias fora deste site é expressamente proibida."

Textos sobre a Amizade:

Amizade

As mensagens sobre amizade de Paulo Raful mostram que ela pode ser um grande caminho que nos ensina a ser o que jamais fomos, mudando nossas concepções e hábitos de ser.

- A amizade é uma forma de Amor.

- Quando há amizade, podemos expor livremente ao amigo nossos pensamentos e sentimentos.

- Percebemos que há uma verdadeira amizade quando nos preocupamos tanto com o bem-estar do amigo (a) como com o nosso.

- O sentimento de amizade não deve nunca ser forçado, pois essencial que brote naturalmente.

- Para que laços de amizade se fortaleçam, é indispensável, em primeiro lugar, sermos amigos verdadeiros.

- Se há uma real amizade, o amigo (a) não nos abandonará nem mesmo quando errarmos.

- Quando um amigo (a), mesmo conhecendo nossos defeitos, mantém a amizade, ele (a) é, de fato, amigo (a).

- Qualquer lugar em que tivermos amigos será nossa pátria.

- Dentro do clima de acolhimento que a amizade nos proporciona, podemos ser nós mesmos.

- Nos momentos de sofrimento, a amizade é uma bênção inestimável.

- Quando há amizade real, os amigos choram e riem juntos.

- Os pequenos atos de gentileza alimentam muito a amizade.

- Um círculo real de amigos nos dá força para vivermos a vida.

- A amizade genuína é como a saúde: só a valorizamos quando a perdemos.

- A melhor maneira de servir uma pessoa é tendo amizade por ela.

- O verdadeiro amigo é aquele que permaneceu ao nosso lado no momento em que todos nos abandonaram.

- A amizade como forma de Amor é o único cimento capaz de construir um edifício que abrigue uma sociedade melhor.

Paulo Raful

Cada cartão de amizade possui poesias e mensagens de diversas tradições:

- “Devemos procurar ter amigos como temos bons livros: a felicidade não está em que sejam muitos, mas devem ser bons e bem conhecidos.”

Mateo Alemán (1547-1614)

- “Como um amigo verdadeiro é algo doce, pois procura ver nossas necessidades no fundo do nosso coração, poupando-nos o pudor de lhas desvendarmos.”

La Fontaine (1621-1695)

- “Não se pode ir longe numa amizade sem que ambos estejam dispostos a perdoar os pequenos defeitos do outro.”

La Bruyère (1645-1696)

Poemas de amizade

Se a amizade se estabelece com firmeza
entre dois corações, eles não precisam
trocar novidades.

Sa´ib de Tabriz

Amizades verdadeiras são como árvores de raízes profundas
nenhuma tempestade consegue arrancar.

Tradição chinesa

Amizade: Dois irmãos em Fernando de Noronha

Histórias de Amizade

Fábula de Esopo: O Sol e o Vento

O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte e o Vento disse:
"Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você."
Então o Sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si.
Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar. Então o Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O Sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.

Conto sobre a amizade

Um dia, numa bela manhã de sol... Um sábio é procurado por seu aprendiz interessado, que lhe pergunta:

- Mestre, qual o significado da amizade?

O mestre lhe aponta três árvores visíveis de onde se encontravam e, responde:

- Observe estas três árvores. São diferentes: numa há flores bonitas e perfumadas; noutra, notamos frutos que chegam a dobrar seus galhos; e na última há somente folhas misturadas num variegar de cores.

Subiram então em um penhasco de onde podiam ter uma visão panorâmica e, o mestre perguntou ao seu aprendiz:

- O que vê você aqui de cima?

- Vejo apenas que essas árvores cresceram próximas e independentes, porém suas copas se fundem, produzindo uma única sombra, respondeu o aprendiz.

O mestre concluiu, então:

- Esse é o verdadeiro significado da amizade: diferenças que crescem juntas, mas que quanto maiores mais próximas ficam, produzindo na força da união uma única “sombra”, um único abrigo, um pomar de refazimento de forças e um refrigério para os olhos, para a alma e para o coração.

Os amigos são como árvores diferentes, mas que crescem próximas; quanto mais crescem, mais se unem, refletindo uma única força, uma nova descoberta a cada encontro; é como a sombra que se dilata quando as copas das árvores se aproximam.

Lenda Árabe sobre a Amizade

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
"Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?"
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
"Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar; porém, quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar!"

Textos

Há um meio de prolongar a vida?

"Pergunta: Há um meio de prolongar a vida?

Resposta: Podemos encontrar, em certas escolas, diferentes teorias sobre o prolongamento da vida. Há numerosos sistemas relacionados com esse assunto. Existem até pessoas extravagantes que ainda acreditam na existência de um elixir da vida.
Vou explicar, esquematicamente, como compreendo a questão.
Eis aqui um relógio. Sabem que há diferentes modelos de relógio. O meu tem uma corda prevista para funcionar vinte e quatro horas. Após esse tempo, ele pára. Relógios de outro tipo podem funcionar uma semana, um mês, talvez até um ano. O mecanismo é sempre calculado para um tempo determinado. Tal qual foi fabricado pelo relojoeiro, assim permanece.
Talvez tenham notado que os relógios têm um regulador. Se este for deslocado, o relógio poderá andar mais lentamente ou mais depressa. Se o levantarmos, a corda poderá se distender muito rapidamente e, embora ajustada para funcionar vinte e quatro horas, se esgotará em três ou quatro minutos. Por outro lado, o meu relógio poderia, do mesmo modo, andar lentamente durante uma semana ou um mês, apesar do seu mecanismo ter sido calculado para vinte e quatro horas.
Somos semelhantes a um relógio. O nosso sistema de funcionamento é preestabelecido. Cada homem tem várias espécies de cordas. De acordo com a hereditariedade, o sistema difere. Por exemplo, um mecanismo pode ter sido previsto para durar setenta anos. Quando a corda está acabando, a vida também está chegando ao seu fim. O mecanismo de outro homem pode ter sido calculado para durar cem anos; é como se tivesse sido fabricado por outro artesão. E, em alguns outros, a corda pode durar apenas uma semana.
Desse modo, cada homem tem um tempo de vida que lhe é próprio. Não podemos mudar o nosso sistema. Cada um de nós permanece tal qual foi criado. A duração da vida não pode ser mudada; se a corda está distendida, é o fim.
A duração da vida já está determinada no nascimento; é pura imaginação pensar em poder mudar alguma coisa nela. Para mudar algo, seria preciso mudar tudo: a hereditariedade, nosso pai, nossa avó... É tarde demais para isso.
Embora o nosso mecanismo não possa ser modificado artificialmente, é possível, no entanto, prolongar a vida. Disse que, em vez de vinte e quatro horas, a corda poderia trabalhar por uma semana. Ou então inversamente: uma corda calculada para funcionar cinqüenta anos pode se desenrolar em cinco ou seis anos.
Em cada homem há uma corda principal, que é o seu mecanismo. O desenrolamento dessa corda corresponde às nossas impressões e associações.
Possuímos, por outro lado, duas ou três espirais, tanto quanto cérebros (*). Os cérebros correspondem a essas cordas. Por exemplo, o nosso pensamento é uma dessas cordas. As nossas associações mentais têm certa duração definida.
Pensar é como desenrolar o fio de uma bobina. Cada bobina comporta determinado comprimento de fio. Quando penso, o fio se desenrola. A minha bobina tem um fio de cinqüenta metros, a de outra pessoa cem. Hoje gastei dois metros, amanhã gastarei outro tanto, e quando os cinqüenta metros chegarem ao fim, a minha vida também terminará. O comprimento do fio não pode ser mudado.
Mas, assim como uma corda projetada para funcionar vinte e quatro horas pode se desenrolar em dez minutos, do mesmo modo a vida pode se esgotar rapidamente. A única diferença é que comumente o relógio tem apenas uma corda, ao passo que o homem tem várias. A cada centro corresponde uma corda de comprimento diferente. Quando uma das suas cordas para, o homem pode continuar vivendo. Por exemplo, o seu sistema de pensamento foi calculado para durar setenta anos, o do seu sentimento para quarenta. Depois dos quarenta anos, esse homem continuará vivendo, mas sem sentimento.
No entanto, o desenrolamento da corda pode ser acelerado ou retardado. Não se pode desenvolver nada nesse terreno; a única coisa que é possível fazer é economizar.
O tempo é proporcional ao fluxo das associações; ele é relativo. Para compreender isso, lembre-se, por exemplo, disto: você está sentado calmamente em casa; acredita que esteve sentado cinco minutos, mas o relógio lhe prova que se passou uma hora. Noutra ocasião, está esperando alguém na rua; fica irritado porque a pessoa não chega. Você pensa que está ali há uma hora, enquanto não se passaram cinco minutos. A razão disso é que, durante esse tempo, teve muitas associações. Pensava: "Por que ela não chega? Será que foi atropelada por um carro ? " E, assim, sucessivamente.
Quanto mais você se concentra, mais curto lhe parece o tempo. Uma hora pode passar despercebida, pois, se você se concentra, tem muito poucas associações, muito poucos pensamentos, muito poucos sentimentos.
O tempo é subjetivo, depende das associações. Quando você está sentado, sem concentração, o tempo lhe parece longo. Exteriormente o tempo não existe; só existe para nós interiormente.
Nos outros centros, as associações se desenrolam exatamente como no centro do pensamento. O segredo para prolongar a vida está em ser capaz de consumir a energia dos nossos centros lentamente e sempre de modo intencional.
Aprenda a pensar conscientemente. Isso permite uma economia no gasto da energia. Não sonhe."

Gurdjieff fala a seus alunos (pg. 125 a 127)

(*) Na linguagem do ensinamento de Gurdjieff, o ser humano possui primariamente três centros ou cérebros, responsáveis pelas seguintes funções:

1) O pensamento (ou o intelecto).
2) O sentimento (ou as emoções).
3) A função motora (todo o trabalho externo do organismo, o movimento no espaço, etc).

No desenvolvimento de suas explanações, ele coloca mais dois centros ou cérebros, responsáveis pelas seguintes funções

4) A função instintiva (todo o trabalho interno do organismo).
5) O sexo (função dos dois princípios, masculino e feminino, em todas as suas manifestações).

Por fim acrescenta que, além desses cinco centros ou cérebros, existe, no ser humano, dois outros centros responsáveis por funções, para as quais a linguagem corrente não tem nome e que aparecem somente nos estados superiores de consciência: uma, a função emocional superior, que aparece no estado de consciência de si, e outra, a função intelectual superior, que aparece no estado de consciência objetiva.

(**) Exemplos de como o fluxo de associações consome a energia dos centros pode ser visto no trecho abaixo:

"Gastamos sempre mais energia do que a necessária, utilizando músculos de que não precisamos, deixando os nossos pensamentos darem voltas e reagindo demais com os nossos sentimentos. Relaxem os músculos; só utilizem os que são necessários, mantenham os seus pensamentos em reserva e só expressem os seus sentimentos quando quiserem. Não se deixem afetar pelas aparências; elas são por si mesmas inofensivas. Nós é que aceitamos ser feridos."

"Um trabalho duro é um investimento de energia que rende. O uso consciente da energia é um investimento que dá lucro; o seu uso automático é um esbanjamento inútil."

Gurdjieff fala a seus alunos (pg. 118)

A Busca Interior

"Saia à noite, sob um vasto céu estrelado, e levante os olhos para esses milhões de mundos acima da sua cabeça. Em cada um deles provavelmente formigam bilhões de seres semelhantes a você, talvez de constituição superior. Olhe a Via Láctea. A Terra não pode sequer ser chamada de grão de areia nessa infinidade. Ela se dissolve, desaparece e, com ela, você também. Onde está você? Quem é você? Que quer você? Aonde quer ir? O que você empreende não será pura loucura?
Diante de todos esses mundos, interrogue-se sobre suas metas e suas esperanças, suas intenções e seus meios de realizá-las, sobre o que pode ser exigido de você, e pergunte a si mesmo até que ponto está preparado para responder a essas perguntas.
Espera-o uma viagem longa e difícil; você se dirige a um lugar estranho e desconhecido. O caminho é infinitamente longo. Você não sabe se poderá descansar nem onde isso será possível. Deve prever o pior. Leve consigo tudo que for necessário para a viagem.
Trate de não se esquecer de nada, porque depois será muito tarde para reparar o erro: você não terá tempo de voltar para buscar o que tiver esquecido. Avalie suas forças. São suficientes para toda a viagem? Quando é que você poderá partir?
Lembre-se de que quanto mais tempo passar a caminho, mais provisões precisará carregar, o que retardará proporcionalmente a sua marcha e alongará até a duração dos preparativos. E cada minuto é precioso. Uma vez que decidiu partir, por que perder tempo?
Não conte com a possibilidade de voltar. Essa experiência poderia lhe custar muito caro. O guia só se comprometeu a conduzi-lo; não é obrigado a reconduzi-lo. Você será abandonado a si mesmo e ai de você se fraquejar ou perder o caminho; jamais poderá voltar. E, mesmo que o reencontre, fica a pergunta: você voltará são e salvo?
Desventuras de toda espécie espreitam o viajante solitário que não conhece bem o caminho, nem as regras de conduta que ele impõe. Convença-se de que a sua vista tem a propriedade de lhe apresentar os objetos distantes como se estivessem próximos. Iludido quanto à proximidade da meta para a qual você se encaminha, cego por sua beleza e ignorando a medida de suas próprias forças, você não se dará conta dos obstáculos que estão no caminho; não verá as múltiplas valetas que atravessam a senda.
Numa pradaria verde, juncada de flores deslumbrantes, o mato espesso oculta um profundo precipício. É muito fácil tropeçar e cair nele, se seus olhos não estão fixos em cada passo que está dando.
Não se esqueça de concentrar toda a atenção no que o cerca de perto. Não se ocupe com metas distantes, se não quiser cair no precipício.
Entretanto, não se esqueça da sua meta. Lembre-se dela sem cessar e mantenha vivo o seu ardor por atingi-la, para não perder a direção certa. E, tendo partido, esteja atento; o que você atravessou ficou para trás e não tornará a se apresentar: o que não observou num momento dado, não o observará nunca mais.
Não seja curioso demais e não perca tempo com o que atrai a sua atenção, mas não vale a pena. O tempo é precioso e não deve ser desperdiçado com coisas sem relação direta com a sua meta.
Lembre-se de onde está e por que está ali.
Não se poupe e lembre-se de que jamais qualquer esforço é feito em vão.
E agora pode iniciar a caminhada."

Gurdjieff fala a seus alunos

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