Eneagrama

O Grupo Gurdjieff São Paulo realiza um trabalho inédito de estudo e aplicação prática do Eneagrama através de reuniões semanais, buscando levar os participantes a um nível superior de compreensão. Conheça abaixo os nossos cartões virtuais. O envio é gratuito.

Convite:

Para os iniciantes residentes fora de São Paulo as reuniões são virtuais nas segundas feiras às 20:00.

Para os iniciantes residentes em São Paulo as reuniões são presenciais nas terças-feiras às 19:00.

Se tiver interesse, entre em contato pelo WhatsApp (11) 99327-9845

Para mais informações sobre meditação, acesse o site Instituto Gurdjieff SP ou Meditação em SP

Para mais informações sobre astrologia, acesse o site Astrologia e Amor

Amor
Sabedoria
Fotos: Robert Werner/www.guiapassaport.com.br Plínio Bordin/www.fotomundo.com.br
  Alex Uchoa/www.pbase.com/alexuchoa Akiwas/akiwas@akiwas.com.br
  Rosenildo Souza/rsmorro@gmail.com Mireia/to.mireia@gmail.com
"Direitos autorais preservados. Qualquer forma de utilização dos cartões virtuais
ou de suas fotografias fora deste site é expressamente proibida."

"O eneagrama é o movimento perpétuo, é esse perpetuum mobile que os homens buscaram desde a mais remota antiguidade, sempre em vão. E não é difícil compreender porque não podiam encontrá-lo. Buscavam fora de si mesmos o que estava dentro deles. E tentavam construir um movimento perpétuo como quem constrói uma máquina, quando o movimento perpétuo é parte de outro movimento perpétuo e não pode ser criado fora deste... A compreensão desse símbolo e a capacidade de utilizá-lo dá ao homem um poder muito grande. É o movimento perpétuo e também é a pedra filosofal dos alquimistas”.
            G.I.Gurdjieff

Essas palavras foram ditas por Gurdjieff em 1917, quando introduzia o Eneagrama a um grupo de alunos em São Petersburgo. Desde que Gurdjieff trouxe para o Ocidente esse símbolo sagrado, muito se falou dele, mas pouco se compreendeu, pois ele só se revela àqueles que saibam lê-lo.

"O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo.
Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir.
O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.

Fonte: "O Eneagrama - Símbolo de Tudo e Todas as Coisas", de Nathan Bernier.                                                                

.......